Correio Popular Notícia





Ji-Paraná registra mais de 20 focos de incêndio na primeira quinzena de julho

Data da notícia: 24/07/2014
Foto:

(Da Redação) Mais de 20 focos de incêndio foram registrados na primeira quinzena de julho em Ji-Paraná, segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambienta (Semeia). Em 2013, em todo o período de estiagem, que vai de julho até o final de outubro, foram 44 registros. De acordo com a Semeia, o número já pode ser considerado alarmante.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140724-152.jpg[/IMG] As incidências de incêndio, explica a secretária da Semeia, Kátia Cazula, têm ocorrido em novos loteamentos onde as dimensões das queimadas são maiores. "Os maiores focos têm sido registrados nos loteamentos, pois ao invés dos donos de terrenos pagarem para serem limpos eles ateiam fogo. E a proporção que isso está acontecendo é alarmante", afirma Kátia.
A professora Alaide de Assis, de 43 anos, afirma que coloca fogo em lixo, pois a cidade não tem aterro para receber esse tipo de material. "Eu não tenho onde jogar essas folhas. Já coloquei em sacos de lixo, mas, esse tipo de resíduo não é coletado. Por isso eu coloco fogo. Mas se é uma quantidade muito grande eu contrato um carreto para levar ser jogado em outro lugar", garante Alaide.
Kátia ainda explica que pequenos focos, como queimadas feitas em casa, também aumentou cerca de 20% em relação ao ano de 2013. "Fizemos uma blitz em bairros no ano passado que gerou um resultado positivo. Para esse ano, nós ampliamos nossos trabalhos para que possamos mudar a cabeça da dona de casa que tem o hábito de colocar fogo em lixo", falou Katia, avisando que esse tipo de queimada é crime e que o autor pode receber multa mínima de R$ 5 mil.
BLITZ EDUCATIVA - A Prefeitura de Ji-Paraná, através da Semeia, vai realizar hoje (24), a partir das 16 horas, uma blitz educativa na Avenida Marechal Rondon, no Primeiro Distrito, em frente à loja City Lar e ao Supermercado Irmãos Gonçalves. O objetivo é informar e conscientizar cidadãos a respeito da luta contra as queimadas ambientais no município, que continuam registrando números alarmantes. Durante o evento serão distribuídos milhares de folhetos explicativos sobre o tema, com o título ?Todos no Combate às Queimadas Urbanas ? Adote essa Ideia, Seja Parceiro?.Também participarão desta ação integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Condeam). Com informações do Portal G1 e da Assessoria.



Fonte:






Noticia vista 11100 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.